quarta-feira, 10 de abril de 2013

Canon ou Nikon ? Qual melhor marca de Câmera Fotográfica?



Quando Falamos das marcas de Câmeras Fotográficas Nikon e Canon, o assunto pode se extender. Usuários de ambas as Marcas as defenderão arduamente pois cada um acredita que a sua é a melhor. 
Também vão tentar convencê-lo que a marca de câmera que usa é a melhor opção para você também.

Existem outras marcas no mercado como Pentax, Olympikus e Sony, mas as líderes de mercado que estão lado a lado são Canon e Nikon. Se escolher por uma das marcas acima você não estará fazendo nenhuma loucura, mas sugiro que se for comprar escolha uma das duas tops, pois os acessórios são mais fáceis de encontrar, existe uma atenção especial do mercado para estas duas.

Nikon e Canon batalham ano a ano para melhorar seus equipamentos e suas lentes e manter seu espaço no mercado.

Como comparar as marcas?

Para que suas pesquisas possam ser justas, a única coisa que deve fazer é sempre comparar os equipamentos de ambas as marcas nas suas devidas categorias, ou seja, se você ver uma câmera introdutória da Nikon, compare com uma introdutória da Canon, se você procura por uma câmera profissional da Nikon, compare com uma profissional da Nikon.

Como então escolher?

O melhor a fazer para chegar na sua decisão na hora de comprar sua câmera além de pesquisar as suas configurações é ter a possibilidade de ir numa loja onde você possa segurá-las, quem sabe dar alguns cliques, acessar o menu, manusear a lente, tocá-las mesmo, pois nas fotos todas são maravilhosas.

As consequências da sua escolha

Uma coisa é certa aqui. Quando você comprar sua primeira câmera, seja ela Nikon ou Canon você na verdade vai estar casando com a marca, pois não vai parar só na câmera, provavelmente irá comprar lentes, flashes e outros equipamentos e trocar de marca deixaria você com u monte de equipamento incompatível na mão.

Considerações Finais

Posso dizer que seja qual for a sua escolha, com certeza você irá ficar satisfeito pois ambas as marcas são fantásticas, o grande segredo mesmo é você se sentir bem com a sua escolha!!! Eu posso dizer que tive minhas dúvidas na hora de escolher minha máquina, no final escolhi a Nikon e estou bem feliz com a ela. Sei que você ficará feliz com sua escolha também!!!

Até o próximo Post!!!

90 comentários:

  1. Parabéns pelo seu comentário. Confesso que não foi muito esclarecedor pois sou leigo no assunto, mas foi muito motivador. Não sei o que irei comprar mas fiquei bastante seguro em optar por uma ou outra das marcas citadas em seu post...Um abraço.....Flavio

    ResponderExcluir
  2. Gosta de saber se a GE é uma boa marca e se a câmera é de qualidade. Vi uma branca e fiquei maravilhado. Mas, confesso que a dúvida paira sobre a marca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel obrigado pelo comentário primeiramente!!!! GE não é uma marca muito tradicional de câmera fotografica mas não posso dizer que é uma marca horrível. Se eu pudesse colocar em ordem para vc as minhas preferencias seriam: nikon, canon, pentax, sony, fuji e então colocaria a marca GE. Não significa que a marca é ruim mas na ordem de escolha usaria a sequencia acima. Espero poder ter ajudado!!!!

      Excluir
    2. Eu acho muito ruim, nem se compara com as marcas mais tops como Nikon, Canon, Sony, etc...

      Excluir
  3. Bom dia Renato
    Em novembro irei a um show em Paris e pelo visto o ambiente deste show não tera muita iluminação.
    Não sou profissional do ramo (longe disso), porém estou querendo levar uma camera que faça boas fotos em ambientes mais escuros.

    Estou na dúvida entre canon - fuji e nikon. Estou tentanda entre dois modelos:

    http://www.americanas.com.br/produto/111390005/camera-digital-fuji-finepix-s2980-14-mp-c-18x-zoom-optico-cartao-sd-4gb-preta

    http://www.americanas.com.br/produto/113092010/camera-digital-superzoom-coolpix-l810-16.1-mp-preta-cartao-4gb-nikon-carregador-de-pilha-aaa-e-aa-c-2-pilhas-aa-220v-philips

    A fuji é mais em conta (não quero gastar tanto em uma câmera), mas a nikon me conquistou ... Acha que com a fuji consigo fotos de boa qualidade ???

    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lissa, primeiro obrigado pelo comentário e por estar prestigiando meu blog!!! Bom minha primeira câmera nessa minha fase de fotógrafo foi uma Fujifilm, apesar de não estar na mesma categoria de Nikon e Canon, ainda é uma ótima câmera. Se você olhar algumas fotos do meu blog da minha viagem de New York as fotos que tirei foram com a minha Fuji. Agora se eu pudesse falar para escolher entre uma e outra eu escolheria a Nikon, pois além de ser mais marca vc vai ter 8X mais de zoom. Ainda mais você que está indo para um show, esses fatores de multiplicação podem fazer falta na hora.

      Para tirar as fotos noturnas, ambas as câmeras eu acredito que deverão dar bons resultados. Com certeza afirmo que você deverá segurar só bem as câmera pois com certeza mesmo no Automático as velocidade de obturador vão estar bem baixa para captar o máximo de luz do ambiente e qualquer tremida vai borrar sua foto!!!

      Espero ter ajudado!!! Qualquer coisa é só perguntar!!!

      Excluir
  4. Boa noite Renato.
    Estou indo ao Nordeste, para passar férias. Gostaria de uma dica para uma máquina fotográfica compacta. Estou em dúvida entre estas duas, se puder me ajudar:

    http://www.magazineluiza.com.br/camera-digital-canon-powershot-a2300-16mp-lcd-2-7-zoom-optico-5x-filma-hd-bateria-litio-cartao-4gb/p/2050905/cf/cfmp/?utm_source=webtraffic&utm_medium=feed&utm_campaign=buscape+-CF&utm_content=205090500&utm_term=webtraffic&cod_keyword=386148&cod_big=ok&


    http://www.walmart.com.br/comparador?refs=339879&fq=C:205/1791/1805&PS=20&O=OrderByTopSaleDESC&cod_keyword=19552&cod_big=ok&lastAtualizationCompany=20130720070628&lastAtualizationProduct=20130720065618&utm_source=buscape&utm_medium=buscape&utm_campaign=buscape


    Obrigado. E Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Renato,

    Sempre gostei muito de tirar fotos, não seu profissional do rama, minhas maquinas sempre foram as mais simples possíveis, mas conseguia imagens que até eu não acreditava como era possível, rrrrsss...

    Gostaria de tentar fazer deste hobby uma profissão,
    hoje tenho em casa uma fujifilm( finepix S2950 - 14mp, 3.0 LCD, lentes 18x zoom optico)
    Não esta na sua lista das melhores,

    Vc acha que seria possível eu iniciar com ela?

    Quais seriam os itens básicos de uma câmera para eu começar a fotografar profissionalmente?

    Obrigada
    Rose

    ResponderExcluir
  6. Boa noite...

    Se possível, favor me indicar uma máquina semi-profissional (com bateria, não pilhas) na faixa de R$ 1.000,00 a 1.500,00.... claro que pode ser mais barato....rsrsrsrs... atualmente tenho uma compacta da sony.

    Obrigado,

    Marcos Antonio

    ResponderExcluir
  7. Sobre minha pergunta anterior,

    li alguma coisa sobre a "Camera Digital Nikon D3100 18 X 55" que estava na propaganda aí no seu site, é boa mesmo?

    Novamente obrigado,

    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Ana, Obrigado por interagir!!! Então tenho hoje essa câmera. a Nikon D3100. É uma câmera introdutória dslr, ou seja, a câmera para começar a se familiarizar com a uso de câmera que podem trocar de lente. Boa parte das fotos que você vê no meu blog foram tiradas com ela e não tenho do que reclamar. Recomendo. !!! Claro que estou já procurando uma outra câmera, intermediária, mas essa atende totalmente. Com todos os fotógrafos profissionais que conversei elogiaram ela muito.

      Excluir
  8. Mais um complemento...rsrsrsrs...

    Se vc tiver um vendedor "padrão" (preço x seriedade) que conheça, favor me indicar.

    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação à compra tudo depende de como você constuma realizar. Essa câmera tem disponível na FENAC, na FASTSHOP, claro que com os preços maiores. É possível encontrá-la pelo mercado livre com valores mais acessíveis. A minha eu comprei na Galeria Ching Ling, próxima ao Metro Trianon. Para você ter uma idéia essa câmera pode chegar a custar mais de R$2.000,00 numa loja física, paguei na lojinha da paulista R$ 1.100,00. Claro que lá só existe garantia de 3 meses. No começo fiquei um pouco em dúvida, mas não conheço em ninguém que teve problema com marcas como Nikon e Canon. Acho que vale muito o risco pelo, preço. Para reforçar já na Avenida Paulista eu comprei também 5 lentes. Nunca tive problema.

      Excluir
    2. Oi, Ana! Estou vendendo uma em perfeito estado. Também tenho lentes e bateria extra. Comprei em 2012 mas estou evoluindo meu equip. Se interessar, mande email! Abs

      Excluir
    3. oi André... está vendendo por quanto?

      Excluir
  9. Olá Renato, gostaria de saber se teria algum lugar bom e com variedades para me indicar, para que eu possa estar avaliando a compra de câmera Nikon ou Canon.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha se você é de São Paulo, você tem muita opções. Na fenac é o lugar onde mais opções de máquinas existem, porém o valor das máquinas são bem altos. Acho que vale dar uma passada por lá para testar as máquinas, tateá-las e se familiarizar. Mas eu recomendaria comprar a máquina na galeria da Avenida Paulista próxima a Estação Trianon. Lá você vai encontrar muitas opções de máquinas, lentes, marcas e por praticamente o valor das máquinas no EUA. A unica diferença é que a garantia será de apenas 3 meses. Tudo que tenho comprei lá e nunca tive problema. REcomendo!!!

      Excluir
  10. Olá Renato, estou em dúvida entre uma Nikon P 510, Sony HX 200 ou Canon SX 50,
    Confesso que me entusiasmei pela Nikon P 510, é só pra registrar momentos em família, viagens, amooo fotografia, quem sabe não será um começo.
    Aguardo sua resposta, obrigada tenha um excelente dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo!!! Valeu pelo comentário e pela confiança!!! Essa câmera da Nikon e Show de Bola!!! A Canon também é muito show. Colocaria a Nikon e Canon no mesmo patamar e a Sony um pouco abaixo. Você precisa se perguntar qual o resultado que procura: Mais zoom, maior número de megapixel, fotografa em Raw? Mas ate mesmo a Sony seria uma ótima compra. Dá uma olhada nesse link e colocando as três lado a lado espero que você possa priorizar o que deseja:
      http://www.cameraversuscamera.com.br/cameras/cx50/ck_cx50.htm#cxc

      Excluir
  11. Renato, PARABÉNS pelo trabalho e iniciativa de nos ajudar!
    Vou para os EUA e como amador querendo aprender um pouco mais e ter uma máquina boa em mãos, estou na dúvida entre: NIKON D3100 OU A CANON EOS T3, o que vc me indica?

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá, as câmeras da Samsung em sua opinião tbm são boas? estou em duvida entre algumas pode me dizer qual delas é a melhor? Quero imagens bem nítidas, panorâmicas, e uma câmera bem fácil de lidar.

    http://www.submarino.com.br/produto/111588610/camera-digital-canon-powershot-a4000-is-16mp-c-8x-zoom-optico-cartao-sd-4gb-prata


    http://www.submarino.com.br/produto/111168754/camera-digital-nikon-coolpix-s3300-16mp-6x-zoom-optico-cartao-8gb-vermelha


    http://www.submarino.com.br/produto/113141281/camera-digital-samsung-st72-16.2mp-zoom-optico-5x-foto-panoramica-grava-em-hd-preta-cartao-de-memoria-4gb


    http://www.submarino.com.br/produto/111421211/camera-digital-samsung-st64-14.2mp-c-5x-zoom-optico-cartao-4gb-preta


    Por favor me ajude, pois não entendo absolutamente NADA sobre câmeras digitais. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!!! Na linha das compactas as melhores marcas na minha opinião são mesmo Nikon, Canon, Sony e Samsung. Todas câmeras dessa linha (compacta) com certeza vão te atender muito bem. Eu sou suspeito em dizer qual marca gosto mais, pois sou Nikon, mas todas essas que você apresentou são ótimas.

      Excluir
  13. Olá....

    Mais uma pergunta... para mim que quero apenas como hobby, qual seria mais recomendável: Nikon D3100 ou P510?

    Obrigado,

    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,

      Obrigado pelo comentário. Bom vamos do ínício as câmeras que você está perguntando são de categorias diferentes. A nikon D3100 é uma DSLR introdutória, já todas as outas P510, Canon SX50 e Panasonic FZ200 são câmeras compactas ultrazoom avançadas. Então não temos como compará-las igualmente. Em termos de qualidade final a Nikon D3100 é a melhor porém você com certeza vai precisar de mais lentes com o passar do tempo. Já as outras já vem com bastante zoom, ou seja, você já tem flexibilidade de tirar fotos de perto e longa distância. São também muito boas, tem controles manuais como na DSLR, porém são inferiores. Tudo vai depender do objetivo das suas fotos e se vc vai querer investir ainda mais em Fotografia. Tenho uma DSLR e 5 lentes, ou seja, comprar a câmera não é suficiente, você acaba investindo em equipamento por consequencia quando escolhe uma DSLR.

      Excluir
  14. Complementando ..... além das duas: Nikon D3100 ou P510 e também a Canon Sx50..... qual sua indicação?

    ResponderExcluir
  15. ...e também a Panasonic FZ200....

    Marcos

    ResponderExcluir
  16. Olá Renato! Pesquisando sobre maquinas fotograficas achei seu bolg e gostei bastante! Sou apaixonada por fotografia e estou a procura de uma camera que tenha um bom zoom, seja boa em fotos com pouca liminosidade e principalmente tenha disparo rápido para que eu consiga fotografar coisas em movimentos, afinal tenho uma filha de 1 ano e acabo nao conseguindo tirar algumas fotos dela. Pesquisei sobre diversas camera profissionais e fiquei encantada, porem gostaria de saber se vc indicaria alguma que seja mais compacta mas que atenda meus desejos.
    Obrigada e parabéns pelo blog!
    Adriana

    ResponderExcluir
  17. DICA para Vender ou Comprar equipamentos Canon Fotografia:
    www.facebook.com/groups/classificadoscanonfotografia

    ResponderExcluir
  18. Olá Renato, sou apaixonada por fotografia e resolvi mergulhar nesse mar! Porém, estou com uma ENORME dúvida entre a Nikon 3200 e a Canon T5i/700D . PRECISO muito URENTE de AJUDA !!! hahaha
    Adorei seu blog, PARABÉNS !


    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, Obrigado pelos elogios e tudo mais!!! Bom eu sou usuário da Nikon, mas acho que a Marca Canon é tão boa quanto a única coisa que devemos observar na hora de escolher entre as duas marcas é compararmos máquinas da mesma categoria. No caso das duas maquinas que você perguntou a melhor é a Canon pois é de uma categoria acima da Nikon. Se você quer alguma máquina parecida para comparar com a Canon t5i seria a Nikon D5200 ou D90. Mas ambas são excelentes é só fechar os olhos e escolher!!! Espero ter ajudado.

      Excluir
  19. Câmera Digital Nikon Coolpix S6200 é boa? quero para diversão no dia a dia.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Boa Tarde!!!

    Tenho uma NIKON D5100, lente 18-55 mm, e como vou viajar semana que vêm, gostaria que me recomendasse que acessórios (flash, lentes, tripé...) que poderia adquirir. NÃO SOU PROFISSIONAL, apesar de amar fotos e ter feito uns cursos básicos. Estava pensando tb em trocar de câmera, pois a minha já tem uns 2 anos. Alguma sugestão de câmera mais avançada, porém no mesmo nível de preço??? Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Ola, gostaria de uma opinião sua sobre a Nikon P510. Sou iniciante e gostaria de saber se ela vai proporcionar belas fotos com qualidade. Link: http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Product/Compact-Digital-Cameras/26329/COOLPIX-P510.html
    Aceito sugestões.
    Obrigado e parabens por ajudar a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvaro!!!! Obrigado pela confiança!!!! Essa camera da Nikon eh show!!! Da marca Nikon acredito que seja a melhor ultrazoom!!! Recomendo! Vc vai obter otimas fotos e no modo manual vai poder tambem se aventurar em tirar fotos mais artisticas! Ah tambem filma em alta qualidade!!!! Espero ter ajudado! Abraço!!!

      Excluir
  22. Boa tarde Renato,
    Realmente é muito complicado e complexo este assunto, principalmente que cada uma tem uma característica que outra não tem. Bem estou precisando de sua opinião pois nAo sei se a conclusão que eu cheguei esta correta. Estou entre 3 máquinas super zoom canon SX50 a Sony HX300 e a Panasonic FZ 200. A canon tem a interface um pouco complicada pra usar todos os seus recursos, a sony dizem que o problema é ela ter 20mp e nao 12 com isto prejudicaria a qualidade das fotos, e a panasonic tem o menor zoom ,mas com a abertura contante de 2,8 é a que tira as melhores fotos.

    Meus parabéns pelo seu blog que ajuda muito. Desde já obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
  23. Olá Renato, adorei seu blog. Não sou fotografa profissional, muito longe disto. Estou procurando uma maquina para registrar momentos em família, viagens, festas... bom, tenho uma compacta da Sony Cyber-shot, bem antiga, mas ela é muito fraca em fotos noturnas e no zoom. Andei olhando a Nikon Coolpix l820. O que vc acha? Serve para estes propósitos, ou vc indicaria outra? Da Canon, qual seria o modelo apropriado?

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Oi Renato, obrigado pelos esclarecimentos, sou amador e estou indeciso quanto a aquisição entre os modelos que seguem, e gostaria de uma opinião.
    Nikon DSLR: D5200, D7000 e D90; Canon: EOS T5i e G1X, desde já agradeço. Edigar Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edigar acredito q a melhor nikon seria a d7000 pois alem de nao ser tao velha ela tem motor de foco no corpo. A canon t5i seria tb uma otima opçao!!!!

      Excluir
  27. Boa tarde meu nobre!!!!

    Sou um amante de tirar fotos da natureza, adoro fotografar flores. Quais dessas se enquadra melhor para essa especialidade?

    Camera Digital Sony Alpha 16,1 Mp Full Hd Foto 3d Slt-a37k

    Camera Canon Sx50 Hs 50x Zoom

    Câmera Nikon Coolpix P520 18.1 Zoom 42x Gps

    Você indica alguma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Alipio ficaria com a Nikon ou a Canon!!!! Seriam minhas duas primeiras opções!!!!

      Excluir
  28. Boa tarde!
    Comprei uma compacta Nikon S6200, mas as fotos saem ruins, tremidas, as que tiro com o zoom ficam ótimas. A imagem fica com uma cor diferente da original. Deixo ela no automático porque não sei mexer, mas estou triste... Estou lendo com calma seu blog para aprender um pouco.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Williana,

      Mesmo no automatico em caso de fotos noturnas vc deve segurar a camera bem firme pois com certeza a velocidade do obturador estara bem baixa. Experimente colocar no temporizador e fotografar com ela apoiada em algo. Qq pode mandar outra duvida!!!!

      Excluir
  29. Nikon = nicocon para os íntimos. Canon ever

    ResponderExcluir
  30. Olá Renato, boa noite. Muito bom o Post, porém ainda me restam dúvidas e eu sou um cara muito indeciso... Estou entre a Canon Rebel T3 ou a Nikon D3000 !!! Qual comprar ?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tenho uma nikon d3100 gosto muito. Mas a canons tb eh muito boa!!!! Qq uma das duas sera uma otima escolha!!!!

      Excluir
  31. renato me responde rapido porfavor,qual a melhor camera basica custo x beneficio do mercado .
    abraço rafaela

    ResponderExcluir
  32. Olá Renato. "passeando" pela internet descobri o seu Blog que achei muito importante. Pode ter certeza que o indicarei para meus amigos que gostam de fotografar. Minha pergunta é a seguinte: Na DS3100 ou na DS3200 na hora de focar o alvo a ser fotografado, a visualização é feita pelo visor de cima (pequeno) ou no visor maior (LCD)? Estou pretendendo comprar uma dessas pra minha neta, e esta informação é importante. Obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Ola.

    Não sou profissional, mas como a maioria acima, gosto de tirar boas fotos.
    Estou no canada e não tinha uma maquina para tirar fotos, e sexta eu resolvi comprar uma, saí para comprar uma com a intenção de voltar com uma SONY oi Canon, e eu precisava voltar com uma câmera, e o vendedor não tinha em estoque a SONY e tinha acabado todas as Canon, e me recomendou uma Nikon, e que se eu não gostasse eu poderia voltar em duas semanas e trocar a camera, como eu queria tanto uma, eu acabei comprando uma COOLPIX P520 da Nikon.

    https://www.google.com/search?q=Nikon+Coolpix+p520&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=rmE2UuF0icvaBbK3gYAJ&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1572&bih=913&dpr=1#facrc=_&imgdii=_&imgrc=HpgQX-chzVYlsM%3A%3BRlP9Llkjt7RU6M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.blogcdn.com%252Fwww.engadget.com%252Fmedia%252F2013%252F01%252Fnikondsc05728.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.engadget.com%252F2013%252F02%252F01%252Fnikon-coolpix-p520-l820-hands-on%252F%3B620%3B412

    Eu gostei das fotos que fiz com elas.
    O que voce acha? é uma camera boa a longo prazo? ela vai me dar dor de cabeça mais tarde ou fiz uma boa compra?

    ResponderExcluir
  34. Olá Renato entre a d7000,cânon t3 ea colpix 510 qual eu compro

    ResponderExcluir
  35. Olá Renato, vi todos os comentários e respostas e não resisti!
    Eu e meu marido estamos indo para a europa final do ano, e a primeira parada será em Portugal, gostaríamos de comprar na FNAC de lá o modelo
    Canon EOS 1100D + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS

    http://www.fnac.pt/Canon-EOS-1100D-EF-S-18-55mm-f-3-5-5-6-IS-Kit-Camara-Fotografica-Digital-Camara-Reflex-Digital/a638063?PID=21065&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=49&Fr=2

    Procuramos por um modelo que seja realmente bom nos seguintes quesitos:
    -imagens de qualidade quando utilizado o zoom
    -imagens noturnas, bem definidas, pois pretendemos visitar os monumentos a noite como a torre eiffel etc...
    -imagens bonitas quando em movimento...
    Queremos ter imagens lindas da nossa viagem em todos os momentos, porém como somos extremamente leigos e até hoje só tivemos compactas sony cybershot, então não sabemos bem se valerá o custo deste modelo para os benefícios que queremos...
    Caso tenha uma sugestão de marca e modelo para nos indicar, que atenda muito bem a estas condições, agradeceria muito!
    Parabéns pela informação no blog!

    ResponderExcluir
  36. Boa noite, por favor me ajude. estou a procura de uma câmera boa em fotos e filmagens noturnas. encontrei essa Câmera Digital Sony Cybershot DSC-HX300 preciso saber se posso ter um bom resultado com ela.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Renato quero comprar uma câmera digital mais não sei qual vai deixar uma imagem de boa qualidade o que você acha desses modelos?
    Câmera Digital Samsung DV150 Dois LCD http://www.julishop.com.br/ecommerce_site/produto_3576_11041_Camera-Digital-Samsung-DV150-Dois-LCD ou Câmera Digital Nikon CoolPix S4300 Preto c/ LCD 3,0”, 16 MP, Zoom Óptico de 6x, Vídeos em HD (720p) e Estabilizador de Imagem + Cartão de 8GB
    Além desses modelos você tem alguma para me recomendar quero comprar uma essa semana.
    Obrigada e aguardo reposta

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde/....td bem ????

    preciso de uma ajudinha.......tenho um aempresa de semijoias e estou motnando o site...vou precisar tirar fotos das peças....douradas...com pedras naturais...e tdo mais de bjuterias e semijoias...e esotu na duvida cruel para comprar um amaquina semiprofissional......gostaria de gastar ate uns 500 reais.....e esotu na duvida entre a canon...nikon...e fugifilm fine pixel..... mas nao sei nem por onde começar a escolher.......gostaria de uma ajudinha se possivel....

    muito obrigada desde de ja........

    ResponderExcluir
  39. Adorei tudo aqui ^^ poow Parabéns Renato! Me ajudou muito na dúvida em que eu estava... rs

    ResponderExcluir
  40. Amigo, não quero gastar muito com cameras, mas gosto de fotografar lua e por do sol, mas nunca tive um bom resultado. Me indica uma camera que eu consiga fotografar essas coisas maravilhosas!

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde Renato,meu nome é Amanda e eu me apaixonei por uma Nikon D5200 você me indicaria essa camêra,comecei o curso de fotografia recentemente e preciso comprar uma camera....att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda!!! Show de bola recomendo. Você estaria começando muito bem. Depois se você quiser comprar outra não tem problema, mas dá para manter essa câmera por um bom tempo!!!

      Excluir
  42. olá estou procurando uma câmera semiprofissional e não tenho ideia do modelo, vc me indica alguma??? sou amadora mas quero fazer um curso e quem sabe trabalhar com a fotografia. obrigada

    ResponderExcluir
  43. Ola Renato, to querendo comprar uma Nikon D5100 qual a sua avaliação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canaril. Show de bola excelente camera para quem está começando. Você estaria comprando uma camera do segundo degrau na ordem de câmeras dslr da Nikon. Abraço

      Excluir
  44. Olá.. Boa noite, estou querendo muito comprar uma camera com qualidade nas fots, nao sou profissional mas amo fotos... estou na duvida entre a nikon D3100 e a canon t4i.. Preciso muito de sua opiniao... quero apenas que minhas fotos em família fiquem cim uma qualidade bacana... Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, Entre as duas a Canon T4i é melhor que a Nikon D3100. A câmera da Nikon equivalente seria a D5100. Mas ambas são ótimas câmeras.

      Abraço

      Excluir
  45. Olá, atualmente tenho a Sony Cybershot 14 MP porém adoro viajar e fotografar os momentos entre família e amigos não tenho conhecimento especifico sobre o assunto.
    Quero adquirir uma camera que ofereça uma qualidade de imagem melhor e zoom bom, pesquisei a Sony DH200 porém os comentários não são favoraveis.
    Pelo pouco que pesquisei a Canon é uma das melhores, porém o custo e beneficio estão um pouco fora do meu orçamento,gostaria algo até R$1.000,00 o que vc sugere?

    ResponderExcluir
  46. Gostaria de saber se as cameras da Olympikus são boas mesmo, tenho um tênis dessa marca e é bom, parece que tem uma do Paraguay chamada OLYMPUS que nao vale nada, o que voce me recomenda?

    ResponderExcluir
  47. olá Renato... adorei os comentários... gostaria de saber a sua opinião sobre a panasonic lumix dmc-fz40. Para quem quer começar, ajuda? Patrícia

    ResponderExcluir
  48. Olá, ótimo blog e post excelente. Minha dúvida é: Qual Nikon escolher - D3100, D3200 ou D5100? - será utilizado para foto e gravação de videos
    Qual sugere

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar a ordem que te indico é de modelo mais novo: D3200, D5100, D3200. Agora se não considerarmos a mais nova lançada a D5100 é de uma categoria acima da sério D3000.
      Espero ter ajudado

      Excluir
  49. Nossa, que blog interessante. Estou tentando iniciar no mundo da fotografia, buscando opções de compra de câmeras inicialmente a um custo baixo para depois passar para um melhor investimento, quando tiver mais experiência. estou ainda em dúvida nas câmeras profissional ou Semi, como Nikon D40; Nikon D50 (ambos com lente 18-55mm); Nikon P100 ou L810 ou; Sony H200; Sony DSLR Alpha 300 (18-70mm) e por último a Canon Rebel Xsi 450d (18-55mm). Enfim, estou tendendo pela Nikon D40/D50 ou Canon 450D. O que achas?

    ResponderExcluir
  50. Olá Renato,

    Sou totalmente leiga no assunto de câmeras..rsrs.... mas adoro fotos e tenho ido muito a shows, nem sempre consigo ficar muito próxima do palco... tenho uma sony compacta (12.1 MP e zoom 8x) mas já me deu muitos problemas... daí queria comprar uma câmera, se possível não muito grande, com um zoom legal e outras características que julgar necessárias a uma boa foto, tipo sem tremer, que não demore para bater outra foto sequencial, qtde de MP, etc..e que os menus sejam fáceis de usar. Ouvi falar de modelos que permitem auto-retrato com visor na frente ..Nada profissional, só para essas e outras ocasiões mesmo, minhas fotos tem decepcionado muito rsrs...E que não seja muito cara, tipo até R$1.000 (não sei se isso é possível..) Muito obrigada! Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh outra coisa: qual a diferença entre zoom ótico e zoom digital, e quanto eu devo considerar na hora de escolher a câmera (com relação ao exemplo que dei acima, quando vou a shows e fico meio longe do palco...)

      Excluir
  51. Ola, sou maquradora, e quero começar a gravar videos preciso d uma super ajuda sua. Nao entendo nada de camera rsrs, acho q meu negocio é make mesmo kkk mas estou em duvida entre a p520 e a d3100. Como nao entendo tenho medo d pegar uma muito complicada...me ajuda!!!help...rsrr

    ResponderExcluir
  52. Renato, boa tarde
    Estou indo para os EUA este mês e gostaria muito de comprar uma câmera. Sempre gostei de tirar fotos e, modéstia parte, elas ficam muito boas, mesmo não tendo nenhuma noção sobre, então gostaria de investir um pouco mais em mim mesmo. Sou leigo no assunto e digamos que partiria do zero. Gosto muito da Canon, mas sinceramente não sei qual das marcas escolher (Canon/Nikon)! Ainda dependo financeiramente dos meus pais, e meu pai não está tão disposto a investir muito nesse novo "hobby" diferentemente de mim. Poderia me ajudar com tal dúvida? Como disse, gosto bastante da Canon, então foram as que mais procurei sobre... Vi a Powershot SX50 HS e achei interessante, mesmo não estando no padrão DSLR, por causa de seu zoom óptico 50x, mas ao mesmo preço consigo uma T3. Outros fatores que gostei na SX50 foram a funcionalidade do lcd retrátil e a filmagem em Full HD, coisas que só encontraria em uma T3i, está fora de cogitação. O que me diz?
    Fico no aguardo, e agradeço desde já!
    Abs

    ResponderExcluir
  53. O nome Nikon, que data de 1946, é a fusão de Nippon Kōgaku ("óptica japonesa"). A Canon (キヤノン株式会社, Canon) é uma empresa multinacional japonesa. Ambas são de excelente qualidade fotográfica o que se deve levar em conta?
    Pra quem já morou no Japão 5 anos sabe que tudo que é produto eletrônico é jogado fora quando quebra e se compra outro a cultura deles é jogar fora mesmo bem diferente de nós brasileiros que não queremos jogar dinheiro fora. Então vai a dica a Nikon tem esta cultura e mesmo em termos de exportação já a Canon se preocupou com isto as suas câmeras fotográficas tem concerto, qualquer fotógrafo sabe que uma Nikon dificilmente vai dar concerto e fica o valor da câmera quando dá e é isso que vc tem que pesar na balança a não ser que vc tem dinheiro pra jogar fora. Sei que alguns vão descordar mais sou fotografo profissional desde 1984, qual maquina prefiro? A Nikon mais uso a Canon.

    ResponderExcluir
  54. Prezado Renato vc poderia me informar quanto custa mais ou menos uma Nikon Copix P520 na Galeria Ching Ling? Valeu meu irmão, parabéns pelo blog, muito esclarecedor! Me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde, por acaso você teria alguma sugestão de modelo nikon para fotografar a aurora boreal?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  56. olha tenho uma nikon L820 e uso profissionalmente. Faço fotos de capas de cd evangelicos e quero melhorar. Qual nikon vc me indicaria para o meu trabalho fotografar pessoas. Me ajuda!

    ResponderExcluir
  57. Ola Renato, tudo bem. Procurando na net sobre cameras cai em seu blog, muito bem explicativo por sinal, parabens, preciso de uma opniao se possivel, estou em duvida entre Nikon Coolpix P520 / Sony Cyber shot DSC-HX300 / Canon PowerShot SX50 HS, estive pensando na D3100 ou T3 porem teria que fazer investimentos em lentes, por este motivo foi descartada, se puder me ajudar tendo em vista a utilizacao amadora, apenas com qualidade e zoom, Grato Miloca; Erick J.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde, o que me diz da marca Panassonic em câmeras SLR com lentes cambiáveis? Existe muito preconceito contra essa marca no Brasil.

    ResponderExcluir
  59. entre as NIKON D3100 e D5100 qual você me indicaria ? Tem muita diferença entre as duas ? e esse lugar que você falou na paulista ficaria agradecida se você pudesse explicar um pouco melhor onde fica, pois joguei aqui no google e nao encontrei, eu iria comprar na Santa Ifigênia mas me interessei mais por este outro lugar, pois os preços estão mais acessíveis. Desde já agradeço a sua atenção !

    ResponderExcluir
  60. Tenho uma Nikon D 3100, excelente câmera, pra quem quer começar com câmeras profissionais vale a pena, anteriormente eu tinha uma Fuji S2980
    semi-profissional. Comprei uma lente 55-200 e agora as fotos ficam sensacionais, o Zoom proporcionado pela lente valoriza demais as fotos, o que acontecia com a Fuji é a falta desse zoom mais "potente"já que é uma lente fixa. Claro que a diferença com a lente mais potente que comprei no que diz respeito a custo de máquina ficou bem superior a da fuji, mas pra quem ainda não tem noção nenhuma de fotografia, vale a pena começar por uma semi-profissional, até mesmo para que se possa perceber tanto a qualidade de máquinas como a sua evolução nas fotos.


    ResponderExcluir
  61. Muito em cima do muro, não comentou nada com profundidade, não falou no que Nikon se destaca, nem da superior qualidade pra quem filma das Canon, post mediano.

    ResponderExcluir
  62. PS: Ainda chamou a OLYMPUS de OLIMPIKUS, ERRO IMPERDOÁVEL, que mostra o quanto você é um chutador.

    ResponderExcluir
  63. parabens pelo post...amigo tenho uma dúvida...sei que os xing lings da paulista nao dão nota fiscal e sim recibo. Qdo vc viaja pra fora com o equipamento vc leva apenas o recibo para apresentar na alfandega caso haja fiscalizacao?

    ResponderExcluir