terça-feira, 28 de maio de 2013

Bokeh: o Que é?


Resumidamente Bokeh é o nome dado a parte da fotografia desfocada, seja esta parte no primeiro ou em outro plano.


Talvez este seja um dos efeitos mais utilizados pelos fotógrafos na hora dos seus cliques, pois torna as fotografias charmosas.



Além disso quando desfocamos um dos planos da fotografia, evidenciando o motivo principal, evitando distrações e outros detalhes.


Agora vamos ao segredo: como criar o efeito Bokeh?

Para criar o efeito Bokeh, trabalharemos alguns elementos como:






Já vimos na materia sobre a abertura do diafragma, que quanto maior for a abertura da sua lente, menos elementos estarão focados na fotografia.



Claro que se você tem uma lente do kit 18-55, com abertura máxima de f3,5, esse efeito não ficará evitente mesmo na abertura máxima, será necessário utilizar de outros recursos para conseguir o efeito.



Existem algumas lentes que ajudam a criar esse efeito, como a famosa cinquentinhas (50mm), que é uma lente fixa com abertura máxima de 1.4 ou 1.8 comumente. Não falamos ainda sobre ela aqui, mas com certeza será pauta de nossos futuros assuntos, pois é uma lente barata, mas que possibilita a criação desse efeito.



Logo se você tem uma lente com aberturas de 1.8, 1.4, quanto mais aberto estiver o diafragma, menor será a área da foto com foco e provavelmente todo o fundo estará com efeito bokeh.



Veja Exemplo abaixo com a utilização máxima de abertura f1.8:





- Lentes com grandes distâncias focais

Uma outra maneira de criar o efeito bokeh é utilizando lentes com distâncias focais altas, ou seja, acima de 70mm. Com a utilização desse recurso não será necessário haver uma grande abertura de diafragma para causar o efeito



Veja o exemplo abaixo com a utilização de lente com distância focal de 70mm e abertura do diafragma de f4:




- Distância entre o primeiro e o segundo plano:

Quanto mais perto você estiver do primeiro plano na hora de fotografar, mais desfocado ficará o segundo plano, ainda mais se o mesmo estiver razoavelmente distante do primeiro plano. 

Nesse caso é possível criar o efeito independente da distância focal utilizada e também da abertura do diafragma.

Abaixo segue um exemplo onde a distância focal era de 24mm e abertura de diafragma era de f4:




Claro que o desfocado da foto acima não é tão evidente como nos casos anteriores, mas é uma forma de você conseguir produzir o efeito.

Agora é pegar as suas lentes e treinar as técnicas acima ensinadas.

Você vai perceber que será natural com o passar dos cliques a aplicação dessas técnicas e o efeito aparecerá naturalmente.

Bons cliques!!!

Um comentário:

  1. ótimo artigo, muito bem explicado. Um efeito legal que eu gosto de fazer com a 50 é o contrário, deixar o fundo focado e o primeiro plano desfocado, isso fica muito bacana por exemplo pra fotografar pessoas.
    Também tenho um site sobre fotografia, se quiser dar uma passada lá pra conhecer! camerativa.com.br

    Abs, Fernanda

    ResponderExcluir