sábado, 8 de junho de 2013

Composição Fotográfica - Regra dos ímpares


Continuando nossa série de dicas de composição fotográfica, vou falar hoje sobre uma regrinha bem básica e fácil de ser aplicada nas suas fotografias. Trata-se da regra dos ímpares

Já falamos anteriormente sobre simetria e assimetria e esta regra utiliza o conceito de assimetria, pois quando fotografamos pares, ou número pares, os motivos fotografados tendem a serem simétricos. O Número par em si é harmonioso, porém muitas vezes acaba sendo tedioso, ou melhor dizendo, pouco interessante.

Como é possível ver na foto acima, quando escolhemos compor uma foto com números ímpares, a foto acaba criando uma certa tensão natural.

Então dessa forma, quando existirem vários motivos para serem fotografados, experimente compor sua imagem com número de impar.


Agora claro que você não pode utilizar essa regra como base para todas as suas fotografias, ou não existiram fotos de casais, mas quando houver uma oportunidade, aproveite.

Até o próximo post!!!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo Post!!!

    Continue o bom trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Sou apaixonada por fotografia mas apenas como hobbie.
    Pelo internet me parece tudo muito igual e eu não tenho experiência com ISO, abertura de obturador e nada disso (acabei de encontrar sobre isso aqui no site, rs), mas todos os cursos de fotografia que encontro é necessária uma câmera, então fico num impasse de comprar a câmera e durante o curso perceber que gastei dinheiro a toa. Até hoje só tiver máquinas da Sony tipo Cybershot.

    Gostaria de sua ajuda para comprar uma câmera fotográfica gastando até R$1800 /2000 (preferencialmente sendo das marcas Canon ou Nikon). Ela seria usada para tirar fotos de recém-nascido / crianças (em movimento) e viagens. Que modelos você me indicaria dessas marcas? É melhor uma bridge ou uma SLR? Outra dúvida... pra ter uma foto nítida tirada a noite só preciso de um ISO alto?

    Obrigada,
    Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira coisa, você mora onde? Se for em São Paulo, na região da Av. Paulista você consegue fazer excelentes compras com esse valor disponível. Vou te contar minha experiência. Eu comprei uma câmera ultrazoom e em menos de 2 meses já senti a necessidade de comprar uma DSLR. Se você tem idéia de fazer um curso de fotografia eu aconselho a compra já de uma DSLR pois uma ultrazoom apesar de ter os comandos manuais nunca vai ser uma máquina avançada. Se você mora em São Paulo, com R$ 2.000,00 vc consegue comprar uma câmera DSLR introdutória que já vem com uma lente 18-55mm e pode complementar com uma 55-200mm ou uma lente de 70-300mma, caso não seja seu foto tirar fotos de longas distância, pode optar por comprar uma lente 50mm para colocar em prática o tão desejado Bokeh!!!

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só falar.

      Excluir
  3. Muito obrigada pela sua resposta, me ajudou muito. Sou do RJ, conhece alguma loja aqui que eu possa confiar? Obrigada, Nanda.

    ResponderExcluir