terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cameras Profissionais - DSLR´s


Nikon D3100 - Dslr Introdutória


Estas são as câmeras que usam um sistema mecânico de espelhos e um pentaprisma para direcionar a luz da lente para um visor óptico na parte traseira da câmera.
São as câmeras denominadas profissionais e praticamente o topo de opção de equipamento para quem tira fotografia. (Claro que existem algumas máquinas mais caras que as SLR´s, como as de formato médio, porém já são um outro patamar de câmeras que eventualmente falaremos para efeito de curiosidade em outro post)
 
Vamos falar alguns pontos interessantes das maquinas SLR´s
 
1 – Para visualizar as fotos que serão tiradas utilizamos o visor óptico, dessa forma o que vemos é exatamente o sairá nas fotos;
2 – As lentes são intercambiáveis, ou seja, podemos utilizar lentes específicas para cada situação com qualidade correspondente e não uma lente regular que faz um pouco de cada coisa;
3 – Devido sua tecnologia superior, obtém resultados também superiores às outras câmeras;
4 - Tem respostas muito mais rápidas que as outras categorias de máquinas do mercado;
5 – Apesar de estarem já numa faixa de preços acima das outras categorias é possível já comprar uma câmera introdutória à Partir de R$ 1.100,00, com a lente do kit 18-55mm.
 
No próximo post vamos colocar alguns aspectos para que você possa escolher melhor qual tipo de máquina será ideal para você...
 
Até o próximo post!!!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Cameras sem Espelho - Mirrorless System

 
Camera Mirrorless Canon
 
Em resumo Mirrorless Camera é uma camera sem espelhos e dentre as opções do mercado é a categoria mais nova.
 
Explicando melhor numa câmera SLR nós olhamos a imagem através da lente, utilizando-se do sistema de espelhos, já numa câmera Mirrorless não existe o sistema de espelho e a imagem que vemos só é possível através de sensores. Vale destacar que nessa categoria de câmeras os sensores são maiores e de qualidade maiores .
As principais diferenças entre as câmeras SLR X Mirrorless
 
1 – Por não ter o sistema de espelho das SLR são menores e mais leves;
2 – Não tem tantas opções de lentes como as SLR;
3 – Praticamente quase todos os modelos não tem visor ótico (só é possível visualizar as fotos pelo LCD)
4 – São muito caras ainda em comparação com algumas SLR;
 
As câmeras ultrazoom são muito próxima de uma câmera de lentes intercambiáveis e o que parece que tentaram fazer com as câmeras sem espelhos é criar uma nova máquina mais próxima ainda, pois além de tudo é possível trocar de lentes.
Acredito que se olhar pelo preço acho difícil optar por alguma câmera desse tipo, pois estão muito próximos de uma câmera introdutória de lentes intercambiáveis, mas fica também mais essa opção.
Até o próximo post!!!
 
Vamos falar das tão sonhadas SLR´s!!!
 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cameras Point and Shoot (Aponte e Fotografe)



Dentro desta categoria de máquinas vamos encontras as máquinas compactas (básicas e avançadas) e também as máquinas chamadas de Ultra Zoom (Máquinas Bridge)

Máquinas Compactas


Provavelmente estas maquinas já foram grandes objetos de consumo, tinha preços elevados e quem possuía uma dessas podia ostentar alguma coisa. Hoje com o avanço da tecnologia e tudo mais ter uma máquina compacta é praticamente obrigação para uma família poder pelo menos registrar os momentos de família.

Dentre as máquinas dessa categoria que existem no mercado podemos ainda dividí-las em duas sub-categorias:

- As mais simples que vão praticamente fazer tudo por você (quando é colocado no automático), ou no máximo você irá definir o tipo de situação que estará fotografando (Retrato, paisagem, foto noturna, etc)

- As um pouco mais sofisticadas que tem dão opção Manual, Prioridade de Abertura, Prioridade de Velocidade do Obturador. Com estas você já pode colocar em prática tudo que estamos apresentando por aqui.

Estas máquinas geralmente também ofertam a também possibilidade de filmar com alta resolução.


Ultra-zoom (Máquinas Bridge)
 
 

Esta máquinas já tem um valor de mercado um pouco mais elevado e são conhecidas como Máquinas Tipo Bridge pois são praticamente um passo para que você mude para as máquinas de Lentes Intercambiáveis.

Também são conhecidas por ultra-zoom pois ofertam geralmente zoons de 26X, 30X, 42X e até 50X, que considero absurdo!!!

Praticamente todas estas máquinas apresentam configurações manuais, deixando você muito próximo mesmo da sensação de ter uma máquina de lentes intercambiáveis.

Claro que nunca poderemos comparar estas máquinas com as máquinas profissionais, mas ter uma dessa já te deixa em uma condição mais avançda e para quem não deseja carregar um grande conjunto de lentes por ai esta opção é maravilhosa.

As máquinas de ultra-zoom com certeza vão intimidar por ai pois são bem imponentes.

No próximo post vamos falar da máquinas mais modernas, praticamente um novo segmento no mercado de câmeras, as Mirrorless Camera.

E quando falarmos de todas as opção vamos discutir o que seria melhor para você!!!
 
Até o próximo post!!!

 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ponte do Brooklyn - New York

 
Popularmente é conhecida como Ponte o Brooklyn, mas oficialmente chama-se Ponte de New York e do Brooklyn. Ela liga os distritos de Manhattan e Brooklyn.

Mapa
 
 


 
Alguns dados da Ponte
 
O Comprimento total é de 1825 metros
A Largura é de 26 metros
Data da Abertura 24 de maio de 1883

Ponte tipo Suspensa
 
 
 Mesmo sendo um dos lugares mais antigos de New York ainda é considerada um dos grandes pontos turísticos e é realmente um cartão Postal.
 
A vista de longe é já muito bonita, mas os turistas tem atravessado ela à pé para curtir a vista dela sobre o rio.
 
Como vocês podem ver a vista da ponte é linda e inquestionável:
 
 
 
 
 
Vale muito a pena caminhar por sobre a ponte o Brooklyn e aproveita as vistas únicas para clicar muito com sua camera!!!
 
Até o próximo post!!! Até mais!!!
 


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dicas de Fotografia - Fotografando Melhor

Vamos continuar nossas dicas sobre Fotografia!!!
Abaixo segue um exemplo de fotos com a utilização dos controles manuais:

Foto Orquidário Paque Villa Lobos 1/100 - f2.8 -  ISO 100
Foto Orquidário Parque Villa Lobos 1/100 - f7.1 - ISO100
Para começar meu novo post, gostaria de usar a sequência acima de fotos, para mostrar que o contraste das torres somente apareceu quando escolhi escurecer a foto. Não era a sugestão exata do fotômetro, mas EU preferi assim. Esse é um simples exemplo do é possível fazer quando o controle da foto é totalmente seu. 

Vamos ao Assunto! Já falamos sobre a velocidade do obturador, abertura do diafragma e também sobre o controle do ISO. Agora é a hora de combinar estes 03 elementos. 

Quando você seleciona o modo Manual da Sua câmera, seja uma reflex ou uma câmera avançada, você tem como controlar os 03 elementos acima descritos e é ai que acontece a mágica.

Como sabemos qual a configuração certa?

Certamente na sua câmera existe um fotômetro que vai te indicar se sua foto estará clara ou escura. O objetivo é fazer com o que o fotômetro marque no centro, que seria o caso da melhor exposição para sua fotografia.

Quando nossa câmera está no modo automático o que ela faz na verdade é procurar essa configuração automaticamente para a fotografia.

Logo você me pergunta para que configurar no manual então?

Respondo prontamente que a foto no modo automático poderá quase sempre ser boa ou regular, mas muitas vezes ele não consegue entender que você quer uma foto com mais contraste, ou mais luz para ter um efeito final esperado.

Fica cada vez mais interessante clicar quando conseguimos um resultado com a nossa configuração. Confesso que nas primeiras aventuras no modo manual os erros são muitos mas depois que nos acostumamos é quase impossível voltar para o automático.

Dicas básicas para configurar sua câmera manualmente.

A Primeira configuração que faço é o ISO:

Foto de Dia / Ambiente Externo – uso 100 /200
Foto ao Entardecer / Ambiente Externo – uso 200 / 400
Foto de Noite / Foto de Festa sem flash – uso 800 / 1600 / 3200

A Segunda configuração que faço é a Abertura do Diafragma:

Foto de Dia / Ambiente Externo – uso f5 ou mais alto
Foto ao Entardecer / Ambiente Externo – uso abaixo de f5 (o possível conforme a lente)
Foto de Noite / Foto de Festa sem flash – uso o mínimo possível conforme a lente

A terceira configuração que faço é a velocidade do obturador:

Foto de Dia / Ambiente Externo – uso 1/1000 ou até mais
Foto ao Entardecer / Ambiente Externo – uso de 1/20 até 1/200
Foto de Noite / Foto de Festa sem flash – uso ½ ou 1/5

Claro que estas são apenas ideias iniciais de configuração e muita interferências podem existir no momento do clique, as indicações acima são apenas um ponto de partida para o universo  da fotografia manual. Você deve mesmo usar o fotômetro para se direcionar.

Nas suas primeiras aventuras configurando sua câmera manualmente recomento que não apague nenhuma das fotos tiradas, pois quando passar as fotos para o computador você poderá comparar os resultados e as configurações que usou e realmente aprender com erros e acertos.

Agora o melhor jeito mesmo de melhorar é fotografar!!!!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dicas de Fotografa - Controle do ISO

1/8 - f/2.8 - ISO 3200 - Topo do Empire State

Este é o terceiro conceito básico de fotografia que iremos ver, que pode ser configurado em conjunto com a velocidade do obturador e a abertura do diafragma.
ISO é a sensibilidade do filme (na era das câmeras de filme) ou sensibilidade do sensor à luz falando na era das câmeras digitais. 

Como o ISO funciona? 

Quanto menor é o número do ISO, menor é a sensibilidade do sensor, quanto maior é o número do ISO, maior e a sensibilidade do sensor. 

Como o ISO é medido? 

Os números de padrão do ISO são:

100 – 200 – 400 – 800 – 1600 – 3200 – 6400
Obs: em algumas câmeras essa sequência pode ter números menores que estes e intermediários.

Porque optar por um ISO baixo? 

Na hora de fotografar o ISO mais baixo a princípio seria sempre a melhor opção, pois quanto mais baixo o ISO mais nítida é a foto, com menos ruído digital, mas nem sempre podemos trabalhar com ele no menor número.

Quando tiramos fotos noturnas e fotos de ambientes internos quase que obrigatoriamente temos que usar ISO´s  mais altos, mas isso não é mais tão penoso pois as tecnologias das máquinas atuais são ótimas e é possível atingir resultados satisfatórios. 

Agora já falamos dos três conceitos básicos da fotografia, Velocidade do Obturador, Aberturado Diafragma e  Controle do ISO conseguiremos através de treino e observações nos aprimorar na arte de Fotografar. 

Como é possível ver na foto acima, apesar de já estar com uma velocidade baixíssima e a abertura no máximo no momento, para conseguir um resultado satisfatório meu ISO estava em 3200. 

No próximo post vou abordar os três conceitos juntos e explicar como sempre os mesmos se completam.

Até o próximo post!!!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Países que Exigem Visto de Brasileiros



Como já falamos anteriormente, antes de comprar sua passagem, pagar hotel e preparar sua bagagem você precisar saber se o país de destino exige visto.

Por isso elaborei uma lista com os nomes dos principais países que exigem que brasileiros tenham visto para entrar no país:

· Arábia Saudita
· Argélia
· Austrália
· Bangladesh
· Cabo Verde
· Camarões
· Canadá
· China
· Chipre
· Coréia
· Costa do Marfim
· Cuba
· Egito
· El Salvador
· Emirados Árabes
· Gâmbia
· Ghana
· Guiana
· Haiti
· EUA
· Gabão
· Honduras
· Índia
· Irã
· Iraque
· Japão
· Jordânia
· Kuwait
· Líbano
· Líbia
· Malawi
· México
· Nicarágua
· Nigéria
· Nova Guiné
· Paquistão
· Senegal
· Síria
· Togo
· Ucrânia
· Zaire
 
Vamos depois colocar o passo a passo para tirar  visto Americano.
 
Até o próximo post...

Dicas de Fotografia - Abertura do Diafragma

Aberturas do Diafragma configuradas em f/22 , f/8 e f/1.8

Continuando com nossa série de dicas de fotografia vamos falar agora sobre a Abertura do Diafragma que está relacionada com as lâminas no interior das lentes, que aumentam ou diminuem a abertura por onde a luz entra na sua câmera.

Como a abertura influencia na fotografia?

Basicamente quanto mais luz existir no ambiente menos abertura será necessário e quanto menos luz existir no ambiente mais abertura será necessário.

Como as Abertura são indicadas?

São indicadas com f-stop, sendo que tanto menor o número maior será a abertura do diafragma.

Quais são as Aberturas padrão?

f/1.4 f/1.8 f/2.8 f/4 f/5.6 f/8 f/11 ....

Como escolher a abertura certa?

A escolha está basicamente ligada à quantidade de luz do lugar a ser fotografado, como já vimos também no caso da velocidade do obturador, ou seja, quanto menos luz houver no ambiente em combinação com a velocidade do obturador a abertura deverá ser maior.

Mas a regulagem da abertura do diafragma também pode determinar alguns efeitos desejados como por exemplo:

Quanto maior a abertura (f/1.8 ou f/2.8) mais desfocado ficará os elementos do segundo plano, ou seja, quando você quiser fazer aquela foto de efeito onde somente o primeiro plano deverá estar focado é desejável trabalhar com o máximo de abertura possível.

Abaixo segue uma foto deste exemplo:

Foto tirada com abertura f/1.8

No Próximo post falaremos sobre o controle do ISO para fecharmos as explicações para os três conceitos básicos de fotografia.

Até a próxima!!!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dicas de Fotografia - Velocidade do Obturador


Se você está buscando evoluir como fotógrafo e pretende se aventurar em configurar sua máquina manualmente, para ter controle total da fotografia, você precisa entender alguns conceitos.
E na nossa série de dicas vamos começar falando da  Velocidade do Obturador:
Este que o tempo com que o obturador abrirá e fechará, deixando o sensor exposto à luz (aberto).


Quais são as velocidades?

Bem isso vai depender da máquina que estiver usando, mas basicamente falando as velocidades de obturadores vão desde 30 segundos até 1/4000.
Como funciona?
De uma maneira bem grosseira podemos dizer que quanto maior o tempo de abertura, mais luz irá chegar ao sensor da máquina e quanto menor o tempo de abertura, menos luz irá chegar ao sensor.
Como saber a velocidade correta a ser usada?

A velocidade do obturador dependerá da quantidade de luz que existe no lugar da fotografia, ou seja, se você vai fotografar alguém durante um dia ensolarado você precisa de uma abertura rápida, como 1/1200, ou até mais, mas caso você esteja fotografando já de noite, vai precisar de uma abertura bem lenta como 1/10 ou até mais lento.
Lembrando que o controle do obturador também pode ser usado para criar alguns efeitos interessantes na hora de fotografar.

Exemplo:
Se você pretende fotografar por exemplo alguém pulando no ar, uma velocidade de obturador rápida pode ser imprescindível, pois o obturador irá abrir e fechar ainda enquanto a pessoa estiver no ar.
Existem outras técnicas que iremos falar posteriormente.
No próximo post falaremos da abertura do diafragma.
Ate o próximo post!!!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Compras de Eletrônicos - New York



Antes de indicar alguns lugares para realizar suas compras de eletrônicos gostaria dar algumas recomendações:
 
Muito provavelmente você encontrará em New York preços e oportunidades tentadoras de realizar suas compras nas pequenas lojas de eletrônicos localizadas na Times Square e na 5th Avenue, mas digo: resista esta realmente não é a melhor opção, geralmente os negócios são bons demais pra ser verdade e o que costumam dizer é que aqueles equipamentos são remanufaturados, não são novos!!!
 
Portanto se ver por ai algo do tipo, FUJA!!! Prefira as lojas abaixo mencionadas!!! 
 
Seguem abaixo lojas seguras para realizar suas compras de eletrônicos em New York:
 
- Apple
767 5th Avenue
 
Existem algumas Apple Stores espalhadas em Manhattan, porem vou deixar aqui o endereço da loja principal, pois acredito que se for para comprar algum eletrônico da Apple vale muito a pena comprar na loja da 5th Avenue que é praticamente um ponto turístico.




 
- B&H Photo e Video
420 9th Avenue
www.bhphotovideo.com

Sem comentários, a maior loja de foto filmagem do mundo!!! Acredito que juntamente com a Adorama, tem os melhores preços para máquinas fotográficas e filmadoras e outros acessórios.


- Adorama
42 W 18th Street
www.adorama.com

 Loja também excelente de foto e filmagem e outros eletrônicos

- J&R
23 Park Row
www.jr.com

Loja também excelente de foto e filmagem e outros eletrônicos

 
-Best Buy
529 5th Avenu

www.bestbuy.com  

 
Loja de eletrônicos em Geral
 
Aproveite as compras e até o próximo post!!!
 
 

 

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Quinta Avenida - New York


 
É uma das mais movimentadas e importantes avenidas de Manhattan. Ela se estende desde Midtown até o Central Park e é a avenida que divide as Ruas de Manhattan entre Leste e Oeste.
As marcas mais importantes do mundo podem ser encontradas lá, embora fazer compras efetivamente seja já uma outra questão, uma vez que as coisas por lá são bem caras.
Mas reservar um dia para andar por ela descompromissadamente é quase um passeio obrigatório se você vai a New York.
Minha sugestão é que seu passeio comece pela a 34th Street e siga sentido o Central Park.
Abaixo seguem alguns pontos turísticos que podem ser aproveitados enquanto se caminha pela Quinta Avenida (não que estejam exatamente na Quinta avenida, mas estão nas ruas paralelas):
- Loja de Departamento Macy´s – W34th Street
- New York Public Library – Entre as Ruas W40th e W42th Street
- Grand Central Terminal – Altura da E42th Street
- Rock Feller Center – Altura da W49th Street
- St Patrick Cathedral – Altura da E50th Street
- St Thomas Church – Altura da W53rd Street
- MAM – Museu de Arte Moderna – Altura da W54th Street
- Apple Store – Altura da E58th Street
Os lugares acima são apenas alguns lugares de destaques, logo a Quinta Avenida tem muito mais a oferecer em lojas e lugares bacanas de ver, mas citei apenas os principais que lembrei.
Também não acredito que seja possível visitar todos os pontos acima citados, mas fica a dica da proximidade dos locais e você pode fazer uma programação para ir em alguns deles num mesmo dia.
Até o próximo post!!!
 
Até Mais!!!
 
 

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Times Square - New York





O termo “Times Square” significa “Praça do Tempo” e é o que dá nome à área formada pelo encontro de duas grandes avenidas de New York. A área mais precisamente na junção da 7ª Avenida e a Broadway entre as ruas W42 Street e W47 Street na área Central de Manhattan.

A área que pode ser definida como uma praça ou lardo é comercial e a instalação de letreiros luminosos para publicidade é obrigatória.

No Guia oficial não é possível localizar nenhuma rua ou avenida com o nome Times Square, mas o local também não pode ser apenas considerado como esquina, pois no “largo” há o encontro de 12 cruzamentos.

Houve recentemente uma adaptação na área para atender o fluxo impressionante de turistas do mundo inteiro.

Vale também dizer que a Times Square está localizada bem no coração do Distrito é Teatral de Manhattan.

É possível encontrar na Times Square grandes industrias do entretenimento como ABC, MTV e Virgins Records. Há também grande concentração de lojas famosas também. E os letreiros também com propagandas em geral também são uma atração à parte.

Vale também ressaltar que a passagem de ano na Times Square é uma das mais impressionantes do mundo.

Outro número impressionante é que a Times Square é hoje o ponto turístico mais visitado do mundo, ultrapassando a Estátua da Liberdade com mais de 39 milhões de visitantes.

Endereço:




Encontro da Sétima Avenida X Broadway
 
Mapa
 


Minhas Considerações:

A Times Square é um lugar fantátisco!!!! Difícil de usar palavras para descrever melhor aquele lugar!!
 
É obrigatório passar pela Times Square!!! Você vai estar simplesmente no lugar mais visitado do mundo!!!
 
Curta a atmosfera do lugar, experimente a sensação de estar em uma aglomeração de pessoas do mundo todo, faça algumas compras, coma, diverta-se ao máximo.
 
Se estiver com tempo e dinheiro aproveite e assista a um musical!!!
 
Até o próximo post!!!
 
Até Mais!!!



 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Boi de Bronze - Wall Street


Hoje vamos falar do Boi de Bronze da Wall Street!!!

O “Charging Bull” que é um símbolo da Wall Street é uma escultura que pesa mais de 3000 kilos, esculpida por Arturo di Modica.

Onde está localizada?
Bowling Green Park
Mapa




Para chegar ao Boi de Bronze da Wall Street que estação deve utilizar?


Bowling Green

Como apareceu?

Misteriosamente no ano de 1989 bem à frente da Bolsa de Valores de New York.

 A Real História?

Modica gastou cerca de U$360.000 para fazer e levar a estátua a Wall Street, após a quebra da bolsa de 87. Era noite no dia 15 de dezembro de 1989 e Modica dirigiu-se para o sul de Manhanttan e instalou o Boi sob uma árvore de natal em Frente a Bolsa de Valores.

A polícia retirou então a escultura e a colocou num terreno até que a moveram para o Bowling Green Park

O que representa?

Representa a agressividade financeira, otimismo e prosperidade de Wall Street;
Minhas Considerações:
O Boi de Bronze de Wall Street é um ponto turístico ótimo para visitar!!! Ele está no meio da rua, não existe qualquer tipo de ingresso para acessar. É só chegar no lugar, verificar se existe alguma fila para tirar fotos, então é só clicar!!!
Recomendo que quando for visitar a Estátua da Liberdade, aproveite e se programe para passar por lá, pois o Battery Park é apenas algumas quadras de lá.
Além de legal o Boi, sempre é possível também tirar fotos engraçadas com ele!!!

Por mais simples que pareça o Boi de Bronze de Wall Street é realmente um ponto turístico de New York, pois em todos os lugares é possível comprar miniaturas.
Então aproveite!!!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Como Tirar o seu Passaporte

Fala Galera!!!
Como havia dito vamos começar com dicas para se preparar para sa viagem!!!
Vamos começar pelo começo. O Passaporte!
Para emitir o seu passaporte você deve seguir alguns passos:
1 – Verificar a documentação necessária:
1.1   – Passaporte Comum
- documento de identidade (RG, Carteira Funcional emitida por um órgão público, que seja reconhecida por lei federal com identidade, Carteira de identidade emitida por comando militar, passaporte brasileiro anterior, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS).
- caso teve seu nome alterado por casamento ou decisão judicial, levar documentação que comprove a mudança (Certidão de Casamento, decisão judicial)
- para crianças menores de 12 anos a certidão de nascimento é aceita em substituição à carteira de identidade.
- o documento de identidade pode ser recusado caso esteja em mau estado de conservação ou esteja com a validade vencida.
- durante a conferência serão verificadas: fotografia, nome completo, filiação, data e local de nascimento, com exceção dos menores de 12 anos que poderão usar a certidão de nascimento.
- título de eleitor e a comprovação da votação na última eleição (dois turnos). Caso tenha perdido entrar no link:
emitir a quitação e apresentar.
- documento de quitação militar.
- certidão de naturalização para os naturalizados
- comprovante do pagamento bancário da GRU que é emitido após o preenchimento do formulário de requerimento de passaporte.
- passaporte comum ou de emergência emitido anteriormente.
- CPF, apresentado através de CPF, Carteira de Habilitação, documento de identidade.
Obs: Todos os documentos necessários para o seu caso devem ser originais, sem exceções.
 2 – Preenchimento da solicitação de passaporte
O preenchimento com os documentos acima em mão é tranquilo. As únicas observações ficam para a última aba de preenchimento onde o solicitante tem que escolher o local de atendimento, que fica a critério conforme o lugar onde reside.
3 – Pagamento da GRU
Após o preenchimento é gerado uma guia de recolhimento (GRU) que deverá ser paga respeitando a data de vencimento.
O valor da taxa de emissão de passaporte é R$ 156,07.
4 – Agendamento
Munido de toda documentação, solicitação de preenchimento, taxa paga, verificar no site: www.dpf.gov.br a necessidade de agendamento conforme o posto de atendimento escolhido.
5 – Após a coleta de digitais e coleta de fotografia no atendimento, aguardar o prazo de 06 dias para retirar o passaporte no mesmo posto onde foi solicitado o passaporte, apresentando documento de identidade e protocolo de retirada.
No caso dos passaportes dos menores (filhos e filhas):
- baixar do site da Polícia Federal o formulário de concessão de passaporte para menores que se encontra na pagina:
A assinatura e documentação poderá ser conferida pelo funcionário no momento do atendimento da coleta de digitais e fotografia.
- o menor deverá estar presente impreterivelmente.
 Fonte: www.dpf.gov.br
Logo Mais Falaremos do Visto Americano!!!