A fotografia em Sépia é também conhecida como fotografia envelhecida, termo que foi adquirido com o tempo devido as fotos que eram mal armazenadas e acabavam ganhando a tonalidade sépia naturalmente.
Nas primeiras décadas de XX o processo de viragem sépia acabou ganhando bastante fama, antes fotografia apenas disponíveis em preto e branco ganhavam agora um novo aspecto.
Apesar das fotos mal armazenadas não terem o aspecto idêntico ao aspecto de viragem de Sépia (processo químico) o nome ficou o mesmo para ambas.
Antes para se criar uma foto em tom sépia era preciso que a foto fosse feita em preto e branco e esta então era conduzida por processos químicos. Existem diversos tipos de processos e não somente um padrão.
Hoje tornar uma fotografia digital em preto e branco depende apenas de alguns cliques em um programa básico de edição fotográfica. Muitas vezes estas opção existe até no pós-processamento da própria câmera.
Minhas Considerações:
Particularmente eu não costumo utilizar muito minhas fotos em tom de sépia, prefiro claramente como já foi visto por aqui no blog o acabamento em preto e branco, que acho mais artístico, mas utilizar sépia é mais uma opção.
Acho que não achei ainda as condições ideais para fazer uso do acabamento, mas estou para fazer uma visita ao Centro Velho de São Paulo e fico aqui pensando que as fotografias de lá com certeza ficariam muito bacana com o acabamento em Sépia.
Acredito que assim como começo desse post, a ideia da fotografia em tom Sépia seria envelhecer sua fotografia que tem uma aparência já velha e acrescentar ao conjunto.
Até o próximo post.
Gosto de sepia para retratos, fica bacana tb!
ResponderExcluir