Continuando com nossa série de dicas de Fotografia, vamos falar agora sobre a compensação de Exposição (EV).
Este é um recurso muito útil que permite alterarmos a configuração da exposição da câmera através de pontos, sejam para mais ou menos.
Estes pontos variam de câmera para câmera e geralmente estão disponíveis até nas câmeras mais básicas. Algumas variam apenas de -2 a +2, com intervalos de 0,5 pontos ou como no caso da minha câmera que varia de -5 a +5, com intervalos de 0,3 pontos.
Vale ressaltar que tanto maior for o número de compensações e maior o numero de intervalos, mais sensível será a configuração da compensação.
Vale ressaltar que tanto maior for o número de compensações e maior o numero de intervalos, mais sensível será a configuração da compensação.
Quando estamos fotografando o fotômetro nos dá a situação da exposição, ou seja, a foto pode estar muito clara ou muito escura e através das configurações da abertura de diafragma, velocidade do obturador e controle do ISO configuramos a máquina para deixarmos a foto na melhor condição (fotômetro marcando no centro).
O Que podemos configurar então com a compensação da Exposição?
Podemos compensar a exposição, ou seja, podemos deixar a exposição perfeita (no centro do fotômetro), mais clara ou mais escura, conforme o nosso ponto de vista, ao invés de toda vez fotografar com pontos no fotômetro acima ou abaixo do centro.
Abaixo segue sequência de fotos com compensações diferentes:
Exposição EV - 2 |
Exposição EV - 1 |
Exposição EV 0 |
Exposição EV + 1 |
Exposição EV +2 |
A Fotografia é muito pessoal, mas acho que é possível chegarmos num acordo que a foto sem composição alguma, ou seja EV 0 não parece estar com a melhor exposição, fica a seu critério escolher entre as exposições +1 ou +2. Particularmente eu escolheria até a Exposição EV +2.
Até o próximo post!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário