Falar em escolher usar o foco manual ou foco automático, parece ser até uma pergunta sem sentido nos nossos dias, uma vez que vivemos hoje a realidade de lentes e câmeras com focos automáticos naturalmente.
Mas posso dizer que na época das câmeras de filmes o foco manual era a realidade dos fotógrafos.
Hoje logo pensamos: se podemos escolher o tipo de foco, para que ter o trabalho de fazer o foco manualmente?
Mas antes de continuarmos com o assunto vale lembrar que foco tem relação com profundidade de campo e a parte da fotografia que estará nítida e caso você não tenha lido o artigo sobre isso favor verificar.
Também já vimos anteriormente que a quanto maior for a abertura do diafragma, menor a área da foto que ficará nítida.
Mas voltando ao assunto do foco automático e manual, vamos falar especificamente de cada tipo disponível:
Costumo utilizar o foco automático na maioria das vezes, quase sempre é minha primeira escolha;
Hoje o foco automático é muito confiável, uma vez configurado na máquina o ponto de foto é só apertar o botão de clique até a metade e esperar a configuração do foco e depois clicar.
Acho que não me recordo de ter ficado insatisfeito com alguma foto tirada no modo automático, por falha do foco.
Apesar de existir o tempo de foco da lente, para fotografias de pessoas espontaneamente é a melhor opção, pois geralmente o motivo não espera a fotografia. É apontar e clicar.
Existem situações onde o foco automático da máquina fica confuso, como quando você quer fotografar algum motivo através de uma grade. A tela confunde o foco.
Às vezes o ponto de foco que procuramos é muito limitado, pequeno, então acertar o foco manualmente é o ideal.
Às vezes fotografar a noite também exige o controle do foco manualmente. Não é que sua câmera não conseguirá fazer o foco automático, mas às vezes demora um pouco.
No princípio fazer o foco manualmente pode ser um desafio, mas assim como quase tudo na fotografia é só treinar um pouquinho que você com certeza ficará familiarizado com isso.
Deixe então o seu comentário, qual o tipo de foco que você costuma utilizar?
Até o próximo post.
Oi, Renato! Uma situação que temos que usar o manual é quando queremos fazer algum tipo de foto com obturador remoto, tipo auto-retrato. Uso o automático para colocar no "ponto certo" e o mudo pro manual pra não sair do lugar. De resto, vou só no automático mesmo!
ResponderExcluirRenatão...(já somos íntimos)
ResponderExcluirComprei uma D7000 e tó apanhando para tirar boas fotos (ainda não consegui nenhuma)...minhas fotos com a P510(automatico) estão melhores. de de umas dicas!
to aperendendo muito com o teu sitio!
Abração!
Wagner